Quantcast
Channel: Comentários sobre: Um cinema contra a política
Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Por: Bruno

$
0
0

Milton, gostaria de dar uns pitacos nesse assunto aí.

A questão é que me afastei da política e do pensamento político em 2007, e hoje só faço o pensamento Metafísico, que, penso, seja mais importante.

Não me cabe questionar se o paradigma que denuncia o capitalismo como um ‘mal’ a ser combatido é velho. Eu mesmo uso do pensamento de Hannah Arendt para questões políticas, e que a questão mais relevante é a questão do Totalitarismo, que ela bem colocou.

Mas o que eu queria dizer é que justamente o filósofo que inaugurou o ‘senso comum’ dos intelectuais em relação à política, que foi o Platão, construiu a obra em que isso acontece justamente por uma desilusão com a política. O que eu quero dizer com isso é que, junto com Platão, a atividade metafísica é uma atividade distinta da atividade política, e que os intelectuais costumam vê-la com olhos ‘metafísicos’. Um dos exemplos é o marxismo.

Não sei se deu para entender minha posição em relação aos seus comentários. Eu acho que não há uma desilusão com a política. Sempre haverá caminhos políticos, principalmente os que não passam pela Metafísica, por denúncias da ideologia, enfim. O que eu acho é que os europeus, principalmente, por conta de não se renovarem, e por conta de má formação em Filosofia (acredito que tenham apenas formação intelectual), acabam por fazer más leituras da situação atual.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 3

Latest Images





Latest Images